Pizzicato Store

All the world will look at me... And hold his breath too hear my speech

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Problemas de Interpretação & Conceitos de "Satã" no Black Metal

Por favor, se você é um extremista religioso realmente aconselho a não ler esse texto por utilizar algo que provavelmente possa te ofender, e isso não é minha intenção. Entretanto, se você tem uma cabeça um pouco mais aberta e quiser discutir racionalmente qualquer coisa aqui postada, será muito bem vindo.

"Eu desaprovo o que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo."

O problema de ter amigos no Facebook - ou em qualquer outra rede social - que não te conhecem relativamente bem é que isso gera uma deficiência neles em entender algum comentário seu, por não poder atribuir a esses comentários um conhecimento prévio sobre sua personalidade, linha de pensamento e etc.

Falando em palavras mais claras: Se você faz um comentário "polêmico" vai aparecer alguém querendo discutir; e essa pessoa talvez nem saiba o motivo pelo qual aquilo está ali. Geralmente, quando você posta algo, você quer que seus amigos leiam, fiquem sabendo determinada coisa, mas qual seria o motivo?

Então, é isso o que eu falo sobre conhecimento prévio. Se você sabe de início que a pessoa é evangélica e ela posta alguma notícia dizendo sobre o "Trízimo", ela provavelmente está querendo informar aos outros fiéis que nos meses de Dezembro você deve doar 30% do que ganhar para igreja. E em outro extremo, se você por acaso está vendo um Ateu postar isso: ele, obviamente, está tirando sarro. Mesmo que ele faça parecer sério. Isso, então, é conhecimento prévio.

Já avisando: Eu não tenho nada contra com o que você faz com o seu dinheiro, ou se você acredita em alguma instituição religiosa. Sei que existem instituições sérias que trabalham bem com o valor recebido pelo dízimo. Bem sei também que existem as que simplesmente lavam o dinheiro.

Comecei a falar sobre isso como pretexto para falar sobre algo que postei hoje, no meu perfil pessoal do Facebook e não na página do Prelude to Oblivion, e gerou certa confusão. Uma atualização de status com uma citação do Gaahl (Ex-Gorgoroth e ex God Seed) com a seguinte citação:


‎"Temos de limpar todos os traços das raízes cristãs e semitas neste mundo. Satanismo é liberdade individual para crescer e se tornar um Super-Homem. Cada homem que nasceu para ser um rei deve ser um rei. Cada homem que nasceu para ser um escravo não conhece Satan."

Gaahl é tenso... muito tenso...


Apesar do log estar parecendo o Mercadão de Madureira na Volta às Aulas, ou então a Avenida Paulista em dia de Parada Gay, a conversa estava correndo na boa.. Eu, um ateu, um crente e até um evangélico que nem era meu amigo entendeu o que eu quis passar e estava discutindo na boa, afinal, meu perfil é aberto para quem quiser se manifestar...

E tudo estava tranquilo até alguém aparecer por Inbox comigo para criticar a postagem e atribuir conceitos católicos à Satã e satanismo para menosprezar o Gaahl e ou a crença dele e a mim por ter divulgado. 

Eu realmente não posso respeitar um cara como o Gaahl quando diz que Igrejas merecem ser queimadas, por motivos óbvios que não necessitam ser explicados. Mas também não posso entender os conceitos dele com perfeição já que é uma realidade completamente diferente para mim. E como eu vou julgar isso? Eu não sei o que se passa nas 'disputas de poder Cristãos&Cia x Pagãos' na Noruega. Para alguém ter um ponto de vista radical assim, pouca coisa não é. (Usei o termo Pagão ao invés de Satanista por achar Satanista um termo pejorativo e erroneamente encaixado)

Para explicar melhor essa noção de atribuir conceitos a algo que não faz parte da nossa realidade, eu tinha um professor que um dia me mostrou um livro chamado "Guerra e Paz no Oriente Médio". Lá ele explicava que era comum "O Mundo Ocidental" atribuir a Xiita e Sunita o termo de "Extremista e Não-Extremista" respectivamente. É mais fácil para nós compreendermos isso do que compreender diferentes conceitos fundamentalistas, não-fundamentalistas e diversos outras vertentes dentro da religião Islâmica.

Então fica a dica: Não atribua conceitos pré-formulados por alguma pessoa ou alguma instituição a uma realidade que não é dela. Satã para a Igreja Católica pode ser o Guardião do Inferno. Para o Gaahl pode ser a liberdade pessoal e a vontade de "sair da escravidão".

(Nesse post preferi me prender à conceituação do que tentar entrar na história do Black Metal, apesar de ter lido material suficiente, eu não acho que tenho um conhecimento completo para tentar abordar. Se alguém quiser fazê-lo, fique a vontade.) 

6 comentários:

  1. parabéns! vc escreve muito bem, com muita clareza, q inveja rsrs!
    qto ao este post não vou comentar nada, religião e futebol cada um tem uma opinião e só nos resta respeitar.

    ResponderExcluir
  2. Sempre interpretei referencias e apologias ao "satanismo" como uma forma de protesto a instituições religiosas e a diversos valores do homem moderno. Não acho que esses caras realmente cultuem o satã cristão (não a maioria, pelo menos).

    Eu, particularmente, não gosto muito do estilo de Death/Black Metal, pq acho a distorção muito pesada e que tem excesso de gritaria, e não porque sou católico.

    E o blog está muito bom mesmo, parabéns de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, eu sou espírita e nem por isso deixo de escutar as opinões e respeitá-las, independente de quem esteja falando seja ele de qualquer etnia.
      eu tbm naum sou muito fã de Death/Black Metal pela mesma razão e até gosto um pouco e independente da minha religião.

      Excluir
    2. Meu caso é parecido com o seu eu escuto algumas até que eu gosto tambem sou espirita e tal a unica coisa que me desagrada é quando alguem chega ao ponto de desrespeitar e julgar alguem inferior por acreditar em deus fora isso aceito todas as opnioes

      Excluir
  3. gostei do que o GAAHL falou. eu tambem não gosto de nietzsche, e essa idéia de nietzsche sobre a corda em cima do abismo que leva o homem a deixar de ser animal pra virar super-homem é puramente irracional e ginocentrista. nietzsche é puro ginocentrismo por isso eu realmente odeio nietzsche

    e eu me identifico mesmo com algumas coisas que GAAHL diz e sobre o estilo de vida dele, mesmo ele sendo gay. uma das coisas que mais curto no GAAHL é a misantropia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...