Pizzicato Store

All the world will look at me... And hold his breath too hear my speech

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Continuando o papo: Música, Mídia e engravatados


Vou trabalhar o texto encima de um comentário de um leitor que surgiu após o post "E se fosse midiático". Segue a citação na integra:

"O problema é que a mídia é formadora de opinião, diz oque as pessoas devem ouvir e participar. Pessoas com pouco senso crítico adotam esse comportamento, jovens mulheres são representadas como Piriguetes, rapazes em pedofilos. Até onde eu sei buscamos pessoas críticas e éticas para os padrões de uma sociedade, a mídia acaba por poluir a massa. Não estou dizendo que a mídia é culpada, a mesma é um excelente veículo de informação, ela esta sendo mal utilizada."

E agora vamos por partes:



Eu concordo que a mídia seja a maior formadora de opinião que existe, mas ela está muito longe de ser "mal utilizada". Vou explicar minha visão:

Acredito na ideia que a mídia é controlada por pessoas sem nenhum tipo de escrúpulos e interessadas somente no lucro. E essas são as pessoas que estão nas mesas de reunião controlando qual comportamento é bom, qual música é boa, qual livro não presta e como vamos passar certas notícias a modo que cause mais impacto ou não cause nenhum.
...E esse é o problema do jornalismo estar envolvido com o dinheiro. Os acionistas precisam se beneficiar, os diretores precisam da parte deles e os investidores querem o retorno. Sobra pra nós engolirmos tudo o que aparece por aí como "sucesso" ou "cultura".

Ou é isso, ou você realmente acredita que um jornalista sério, de uma revista "conceituada" (Lê-se: muitos anos do mercado e manipuladora) como a ÉPOCA criaria a seguinte capa com o Michel Teló:



"O cantor paranaense Michel Teló traduz os valores da cultura popular para os brasileiros de todas as classes"

Mas é, é triste, mas eu concordo: Cultura Popular no Brasil, para jovens da minha idade, é ir em uma balada e tentar "subir o placar". Acho que só nessa ótica Michel Teló consegue traduzir os valores da cultura popular no país da Foda e do Futebol.

Eu só gostaria de saber quanto a Som Livre/Universal desembolsaram para a Época fazer essa matéria (e como capa de revista), pois, como já disse e repito: Não é possível que um jornalista com nível superior e estudo faça uma coisa dessas por prazer.

Vale notar que uma das manchetes na capa é a seguinte: Educação - Como ajudar os professores a preparar boas provas. Você, como pessoa, acha mais importante Michel Teló te pegar ou ajudar Professores, profissão responsável por toda a base de um país? Pergunta retórica, mas quem diabos liga pra professor? O mundo corporativo, não.

Sabe-se muito bem que não é interesse das corporações fortalecer a massa intelectualmente falando. E isso não é "teoria de conspiração" nenhuma... é uma raciocínio lógico tão simples que acho até imbecilidade parar pra explicar. As pessoas deveriam ter senso crítico, para descobrir por si mesmas o que é bom e o que não é, mas não dá pra esperar isso dos "brasileiros". Esses "brasileiros" que no sábado estão assistindo Zorra Total e no domingo Faustão seguido de Zorra Total, digo, Fantástico.

E como disse um outro rapaz em um ótimo comentário: "Dane-se a mídia, hoje temos o youtube! Vamos todos garimpar a música boa de lá =D"

É verdade, para nós que estamos fora da Matrix isso é ótimo... mas pro resto, ainda falta um professor decente pra lhe ensinar essa maldição do Senso Crítico, pois se não, mesmo com acesso a internet, vão continuar escutando Justin Bieber e assistindo Caldeirão do Hulk....... ai a inclusão digital não adianta nada.


Apesar d'eu dizer sempre que "Estamos muito bem sem a mídia" me chateia a ideia de existir uma música, seja ela do power metal, do viking metal (ou do gênero que for) perdida no youtube com 26 visualizações enquanto um sujeito como Justin Bieber, 50 cent, etc com suas músicas lixo tem vídeos com KKs de views. 


... Eu realmente espero que eu encontre mais dessas músicas. E é isso: vamos garimpar mais o Youtube e compartilhar tudo o que for bom na nossa timeline. Nossos amigos bangers e trouxas merecem nosso conhecimento sobre música boa. (Aconselho até a mudar o nome do vídeo para NOVO CLIP DO JUSTIN TIMBERLAKE para que eles clickem e escutem mesmo).

Quem sabe um dia não encontramos uma revista assim?

Adendo: teve gente não entendendo a ironia do último parágrafo. C'mon guys.. é claro que mesmo fazendo muggles clickarem em um video com o nome de 'Novo clipe do saco de bosta J.T." a pessoa vai ver que não é e fechará, simples, mas continua uma trollada engraçada. Mas a outra parte é séria: Compartilhem Tuatha, Viper, Angra, Elvenking, etc e etc... e de preferência as baladinhas... baladinha sempre gruda na cabeça.

4 comentários:

  1. Acho um absurdo para o Brasil, no século da Globalização, ainda predominar a distribuição de concessões para a televisão, rádios e revistas seja feita por políticos e empresarios se escrúpulo. Movimentam muito dinheiro, apoderam-se de uma estrutura física e técnica que poderia beneficiar todas as pessoas, porém a informação transmitida a população é minunciosamente selecionada com vista no interesse de poucos, forçando o proletariado engolir programações de péssima qualidade. Dessa forma os líderes destraem a atenção da população enquando desenvolvem suas atividades de interesse próprio.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem que nao conta muito porque sou nova, mas eu sou/fui uma das melhores alunas de todas as escolas que frenquentei até hoje, e nunca precisei me esforçar muito. Daí vem neguinho perguntar como eu consigo, e fala "nossa eu fico boba com isso e tal". Só que quando vc pergunta o que ele gosta de ouvir ele responde parangolé -_-. Minha banda preferida é o Sonata Arctica, e logo depois Foo Fighters, Épica e afins. Tambem curto bastante ópera e música erudita. Passei pra dizer mesmo que eu fiquei super feliz ao ver um banger que dá muito valor ao power metal, porque eu sou apaixonada com esse estilo ;) Elvenking tbm é muito bom, bem lembrado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, primeiro parabéns, se você gosta de Power Metal seu gosto é excelente :)

      Quanto a idade acho que independente se você é nova ou não, você é uma voz ativa e merece seu espaço.

      Agradeço aparecer aqui e fique a vontade :)

      Excluir
    2. Ah, obrigada *o* sou apaixonada por PM principalmente sonata arctica, sou muito apaixonada, messsssmo!
      Hahah sou mesmo uma voz ativa, literalmente hahahhha
      obrigada a vc por ter um blog legal, moço :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...