Pizzicato Store

All the world will look at me... And hold his breath too hear my speech

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

As ainda atuais declarações do Edu Falaschi

É um assunto que ainda deve estar na cabeça de alguns, bem como se mantêm atual. Na época da postagem  do vídeo saíram diversas pessoas em defesa, outras diversas contras, bem como alguns outros músicos querendo seus 5 minutos de fama e diversos 'trolls'. 

Antes de tudo, tenho um respeito muito grande pelo Edu Falaschi, independentemente de 1 ou 2 declarações imbecis não vai mudar o que eu acho dele como músico. Como quase sempre cito Andre Matos, é perceptível que eu sou fã do cara, mas gosto e respeito alguns albuns do Angra com o Falaschi no vocal. Bem como fico muito contente dele estar fazendo sucesso com o Almah, para que algumas pessoas parem de comentar que ele será a Eterna Sombra do Andre Matos.



O que mais você vai achar na internet são comentários pro/cons desse video. Obviamente cada um interessado em defender 'O que é Seu': seja um músico ou um produtor ou um aleatório...


(Coloquei o vídeo por colocar, os argumentos vou transcrever abaixo.)
A primeira vez que eu vi o vídeo, já nos argumentos iniciais, achei que fosse uma pessoa revoltada pelo fato da mãe não ter deixado ele comer a bala junquinha antes do almoço e começou o chilique.. Isso pela declaração inicial dele: 
"Estou bem decepcionado com a cena metal brasileira porque hoje tive a comprovação que brasileiro é chupa saco, chupa pau, chupa rola mesmo de gringo" (1:38~1:55)
Só isso já é explicável o motivo de toda a polêmica e os fãs terem se revoltado. Mas vamos dar um crédito pro cara. Vamos fingir que ele falou de uma maneira mais calma e mais bonita... ignorar esse primeiro argumento e tratar os outros com algum crédito que ele não conseguiu quando decidiu abrir seu 'manifesto' com gestos obscenos.
"Todas as bandas gringas vem pra cá são shows lotados e as bandas brasileiras são boas pra caralho e vocês não sabem o que vocês estão perdendo. Os caras tem músicas legais, os músicos tocam muito. São profissionais, gastam dinheiro pra caralho para fazer discos bem feitos, pra vocês. Gastam tempo e dedicação pra caralho, pra vocês..." (1:55~2:14)
Eu acho uma matemática simples. Os 'gringos' tocam aqui uma vez por ano? Uma vez a cada dois anos? E não se sabe quando voltará novamente. Enquanto bandas brasileiras supõe-se que deveriam fazer mais shows em seu país. Se Edguy toca aqui uma vez por ano e o Angra toca uma vez por mês em SP e outros eixos, assume-se que o show do Edguy vai ter mais gente e mais gente fará um esforço especial para assistir, enquanto reza para que o Angra apareça em uma cidade próxima à sua.

Acho que também não é burrice considerar o deslocamento de ônibus e gastos com comida, ingresso e hospedagens para 'um fã' que mora no interior (mas esse é apenas o meu caso e o de grande parte do Brasil....) assistir um show em São Paulo (considerando que Vocês e os artistas internacionais raramente param na "Cidade Maravilhosa do Samba"). Eu por exemplo gastaria R$170,00 em passagem de ônibus + R$120,00 de diária.. só ai quase R$300,00 vão embora. Não é um valor que muita gente pode gastar diversas vezes por ano, eu ao menos não posso. E isso ignorando o valor do ingresso e gasto com alimentação. Uma pessoa rica talvez ignore isso, Edu, mas eu não posso me dar esse luxo. Talvez aquela Narcisa da TV.

Acho que já mostrei que para um alguém do interior é difícil ficar assistindo show de bandas nacionais em SP, e se eu quiser gastar esse dinheiro, quero ao menos que seja com um artista que raramente vem e torcer para que a banda nacional que eu quero assistir, toque na minha cidade ou uma perto... já disse, não?

"Gastam tempo e dedicação para caralho" pra gente não. Para eles mesmos. Ou você gostaria de ter seu nome associado a um projeto de merda? Acho que você só produz discos bons, né? E que sejam rentáveis também. Então não existe isso de fazer as coisas pros fãs. Ou faz pelo dinheiro ou pelo próprio ego... aí se for bom, os fãs aparecem. 
Não adianta ficar na internet mandando mensaginha pra mim no facebook: "Edu eu te amo". Ou no twitter: "Edu eu te amo". "Almah é a melhor banda do mundo"/"Hangar é a melhor banda do mundo"/"Shaman...." Não adianta. Tem que comprar o cd. Tem que vir no show, não adianta ficar na internet elogiando. Foda-se seu elogio, não quero seu elogio. Pode ficar ninguém me elogiando na internet em porra de lugar nenhum. (2:14~2:36)

É por isso que eu tenho o meu Angel Cry original aqui e é por isso que quando eu tiver uma grana sobrando, comprarei o Acústico do Hangar. Elogio não dá dinheiro mesmo, mas é por alguém elogiando algum dia o Angra que eu acabei por escutar e gastar uma grana em álbuns.
"Quando tiver show do Almah, Hangar [...] do Andre Matos, como teve o show dele aqui com a sua banda nova. O Andre Matos, para quem pensa que eu tenho raiva dele, não tenho nada contra o cara. Pelo contrário, esse cara é um cara expoente do metal nacional. Começou tudo praticamente no metal melódico levando o Brasil pro exterior com o Viper. Hoje o cara fez um show recentemente aí, em São Paulo com sua banda Symfonia, com 100 pagantes. 100 pagantes. Se liga né? É o Andre Matos, porra. Vai tomar no cu, 100 pagantes, se eu der uma festa de aniversário eu coloco mais do que isso. Chega a ser ridículo." (2:36~3:17)
Concordo. Cem pagantes é algo realmente medíocre para um show daquele nível. Mas a culpa não pode ser ainda "daqueles que deveriam fortalecer o cenário". Bom também reconhecer a carreira do Andre. Melhor ainda é saber que não há nada entre vocês. Mas por qual motivo deveria existir? A briga não foi entre o Empresário junto ao Bittencourt e o Loureiro? 
"A gente tá vendo a morte do metal nacional. Pra mim morreu. Hoje foi a celebração do velório do metal nacional. Uma pena ter 300 pessoas aqui, era pra ter 2 mil no mínimo. É uma pena ter 100 pessoas no Andre Matos, é uma pena ter 300~200 pagantes no show do Sepultura que nem teve em Curitiba recentemente... é uma pena. E vocês brasileiros não sabem o que estão perdendo, essa porra vai acabar. Os músicos vão parar de trabalhar, ninguém vai ter saco, ninguém vai ter dinheiro pra se sustentar continuando a fazer trabalho de bom gosto. e vocês vão reclamar que o disco vai ser uma bosta e vão ficar xingando na internet por ser uma produção barata." (3:17~4:00) 
Quanto a morte do metal nacional, eu perguntaria para o Shadowside e para algumas outras bandas cariocas como a Statik Majik e bandas curitibanas boas que estão aparecendo por aí o que eles acham. Sobre o resto, é um ponto bem válido apesar de todo o apelo emocional.
"O Brasil nunca teve mais do que duas bandas famosas de fato. Teve o Sepultura, que parou, agora ninguém fala mais porra nenhuma, só critica a formação atual.. E o Angra, que felizmente continuou e a gente cresceu pra caralho com a nova formação do Nova Era E SÓ! O Brasil tem 30 anos de heavy metal e de banda famosa o Sepultura e o Angra. Vai ficar só nessas duas, acabou? Se o Angra e o Sepultura acabar? Morreu? Vai ser tipo a Argentina que só tinha o rata Blanca. Acabou Rata Blanca e acabou? Não tem mais banda na Argentina. (4:22~4:56)
Falar que o Brasil só teve duas bandas famosas de fato é cagar no legado deixado pelo Viper do Andre Matos, que mesmo sem ele fez muito sucesso no Japão com o Pit Passarell. É também cagar no legado do  Aquaria e do Tuatha de Danann, quem além de tudo, se apresentou no Wacken Open Air, o maior festival do mundo de metal, realizado na Alemanha. Coisa que o Angra só conseguiu em 1999, na fase Andre Matos. É também ignorar o fato de que o Korzus, o Soufly, o Torture Squad e diversas outras bandas conseguiram o mesmo feito.

Quanto a não existir metal na Argentina, não conheço quase nada de Metal Argentino, mas é, também, cagar nos trabalhos que o Beto Vázquez Infinity faz.
"E os contratantes das bandas gringas botam no cu de vocês, pois cobram 100 pau e vocês pagam e vão. Cobram 200 e 300, pagam e vão. Inventam aquela merda de pista vip para ganhar mais dinheiro, os idiotas pagam e vão. Então vocês são um bando de burros do caralho. [...] É uma pena ver esses shows de banda gringa lotado. Os caras tem estrutura, tem. Os caras tem apoio, porque vocês apoiam. Se não fosse vocês apoiando vocês acham que esses caras iam vir pra cá? (5:11~6:30)
Também seria um argumento muito forte se não fosse a cabeça quente e a necessidade de ofender o público. Pista Vip é uma coisa imbecil e acho difícil alguém discordar, exceto aqueles que tem realmente dinheiro pra ficar bancando isso. 
"[...] Ai vocês vão no show do Iron Maiden, Ac/Dc, os mesmos de sempre. Bon Jovi... Guns'n'Roses.. Guns'n'Roses acabou já mudou todo mundo só tem o Axl Rose lá e lotou um estádio em São Paulo. Não dá pra entender, é legal pra caralho, tem que ter, mas tem que ter com as bandas nacionais também. As bandas são boas, são de carreira. Tem 5, 6 discos. Você não pode esquecer, virar as costas, acabou. Então era uma entrevista e virou uma declaração aqui. To triste, to chateado, quero que vocês se fodam ai, que não vão aos show. Quero que vocês morram, quero que vocês se fodam mesmo. Vocês não apoiam os seus artistas... que gastam dinheiro e tempo. Foda-se vocês todos. espero que vocês virem fã do Restart, vão aos shows do Restart. E é isso ai." (7:30~8:30)
"E eu vou voar pra algum lugar com você, com você..Pra te encontrar, te dizer.." Brincadeiras à parte. Novamente a questão dos shows e não acredito que tenha alguém virando as costas para alguma banda a menos que esta esteja fazendo merda.

Bem, escrevi muito mais do que deveria, e se você leu até aqui, obrigado mesmo, você é um verdadeiro Viking. Como eu disse já, concordo com alguns pontos e outros seriam melhorados se não fosse a cabeça quente e o jeito como ele falou. Passado essa entrevista, rolou no Estúdio da Rolling Stones um video onde ele confirma como uma declaração explosiva/emocionada, pediu desculpas para quem se sentiu ofendido, e pela maneira como falou, apesar de manter o contexto em que as coisas acontecem daquele jeito.

Eu realmente já escrevi muito, quem quiser assistir o vídeo na Rolling Stones, ficará ai embaixo. Tire suas próprias conclusões =)

Só vou levantar um ponto do vídeo, que é quando ele fala que "Cantar em inglês é questão de estética" e isso é uma mentira absurda. Cantar em inglês é o necessário para vender pra um mercado consumidor maior, ou seja, o mundo inteiro, se comparado a cantar em português, que você não conseguiria competir no mercado com a mesma força. Talvez vender em Portugal/Cabo Verde.......

(Não corrigi nada, se alguém achar um erro, me avisa.)

6 comentários:

  1. Essa declaração do Edu tinha TUDO pra mudar muita coisa na cena nacional se o cara tivesse feito isso com cabeça fria.
    Eu, como músico de banda pequena concordo com o que ele disse. Mas não com as palavras que ele usou.

    Bom texto e ótimo blog man :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, é notável a inteligência de um cara como o Edu, mas acho que ele vacilou mesmo nesse aspecto. Mas todo mundo perde a cabeça, por isso disse para tentar relevar e usar os argumentos.

      Abração Brother, sucesso com tua banda e depois manda o link ai pra gente. \m/

      Excluir
  2. Sempre digo, se você xinga perde a razão.

    Concordo que o Metal Nacional tá mais fraco, que nego não faz tanto esforço pra ir em show de metal nacional... Mas o cara além de xingar, vem com um discurso consumista, dizendo praticamente que toca por dinheiro e foda-se os fãs. Isso não vai dar popularidade pra ele e muito menos pro Metal.

    Bom post, conheci a pouco tempo seu blog e gostei muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, e concordo plenamente quando você diz que quando xinga perde a razão, mas será que se ele tivesse falado numa boa teria feito essa polêmica toda? Acredito que não. Seria apenas mais uma entrevista e seria esquecida depois de 1 semana. Ao menos atingiu o objetivo.

      Abraços.

      Excluir
  3. KKKKKK no meu caso, o lance de estar em um show presenciar um evento de uma banda,Participar da história da banda, mostrar que é fã que esta lah sempre. É que moro no fim do mundo, onde só existe sertanejo ¬¬'. dai fica foda né =D

    ResponderExcluir
  4. Ótimo blog ,e ótimo texto,nós temos mesmo que dar mais atenção pra cena do Metal Nacional..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...