Pizzicato Store

All the world will look at me... And hold his breath too hear my speech

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

"Eu sou músico. Não PORRA, eu NÃO tenho outro emprego"

Eu parei tudo o que eu estava fazendo, entre pesquisas e leituras, quando de madrugada eu tomei conhecimento desse vídeo, que dá nome ao título da postagem. Coloco-o aqui abaixo. Por favor, assista com atenção.




Primeiro argumento que vai surgir na mente das pessoas é sobre o jeito como o rapaz do vídeo colocou os argumentos dele, a quantidade de 'palavrões' e tal. Do mesmo jeito que surgiu aqui na última postagem enquanto eu citava o vídeo do Edu Falaschi. Eu acho que eu não preciso citar as diferenças entre ofender e falar palavrão, concordam? Todo mundo aqui já deve ter isso em mente e deve também entender que "falar palavrão é uma coisa feia" apenas por causa de protocolos sociais que existem sabe-se lá desde quando; simplesmente pelo fato de alguém algum dia ter dito que falar "merda, porra e caralho" é feio. Então, não, falar palavrão não denigre a imagem de um músico, ok? Ele não é menos inteligente por isso e ele não argumenta de maneira pior por causa disso. 

Assisti exaustivamente e repetitivamente o vídeo para poder levantar algumas coisas que eu pensei, bem como também li os 405 comentários que estavam no vídeo quando eu comecei a escrever.
"Tenha consciência porra. Músico é profissão. Então para de ser filho da puta e perguntar se eu não trabalho. Não, não trabalho, eu sou um vagabundo. Eu vivo de música eu sou um vagabundo. Meu carro eu comprei por osmose. Pago a conta de luz e de água, vou passear e compro a minha roupa por telepatia. Na verdade eu abasteço a minha moto com doação, tá?"
"O músico não tem valor porque qualquer filho da puta pega um tamborim, sobe no palco e fala que é músico. Porra, como que o filho da puta é músico? Se eu pegar um bisturi e for operar um cara eu vou preso eu vou preso por exercício ilegal da profissão. E como o filho da puta compra um violão sábado, sai pra tocar e fala que é músico?"
Eu acho que é esses músicos da segunda citação que fazem com que aconteça as coisas da primeira citação. A primeira coisa que me veio à cabeça quando eu vi isso, foi pensar no que acontece com a profissão dos fotógrafos. EU estudei piano com professores, EU tinha uma Canon Xsi na época do lançamento dela. EU não digo que eu sou músico e nem digo que eu sou fotógrafo. O problema é que a pessoa compra o violão e/ou uma câmera e já sai por ai se vendendo como um profissional da área, muito estudado e que aceita trabalhar por um engradado de cerveja. É óbvio que o seu Manoel, o dono do boteco, vai preferir colocar esse idiota pra trabalhar do que colocar um músico de verdade. Bem como a mamãe vai preferir pagar 100 reais pra um "Fotógrafo" com todo o seu conhecimento de Sebastião Salgado, do que pagar 400~500 para um Fotógrafo, que fez cursos, participou de workshops e tem um nível superior. A culpa é desse jeitinho brasileiro imbecil... tanto por parte desses parasitas quanto por parte dos pagantes.
"Para quê que serve essa merda da Ordem dos Músicos do Brasil? Para eu ganhar Vip na ExpoMusic? Vou lá, faço uma prova medíocre, tiro essa merda dessa carteirinha, pago a anuidade, pra quê? Eu nunca vi a fiscalização funcionar. Qualquer filho da puta compra um violão de trinta e oito reais e fala que é músico. Ai todo o resto que leva a sério e que tem como profissão, não tem valor. Vamos transformar isso (OMB) numa coisa séria, como eu não sei. Ou então vou parar de pagar. A OAB funciona, Creci funciona, Crea funciona. Porque que essa merda não funciona? Isso é falta de vergonha."
Palmas, palmas. Conheço alguns músicos bons que não tem a carteira da OMB justamente por não funcionar. Não sei como é a prova, não sei quanto é a anuidade e não vou entrar muito no assunto. Mas para estar essa merda que anda por aí, visivelmente tem alguma coisa muito errada com a Ordem. 
"Porra, você conhece a menina, você vai lá na casa dela, ta apaixonado, sou um cara bacana, levo a sério. O pai dela olha para a sua cara e fala: "Você trabalha com quê?".. "Sou musico". E a mãe dela: "Mas você faz o quê durante o dia?".. "Po, eu sou músico, eu vivo da música". O pai dela, não feliz, fala: "Mas você não trabalha?".. Não velho filho da puta eu como a sua filha só. Eu não trabalho não, eu levo ela pra passear com dinheiro da caridade da igreja. Respeita isso como profissão."
Não consigo decidir se isso é comicamente trágico ou tragicamente cômico.
"Se você ver algum filho da puta subindo no palco e não sabe tocar, num deixa. Você vai deixar um cara que não sabe dirigir pilotar o ônibus que você vai andar? Por que o cara pode subir no palco e fazer merda? Pra me foder? Pra foder quem tá fazendo sério? Porra."
Preciso realmente fazer mais algum comentário?


.. Agora vamos para os comentários da platéia:


bom 1º se vc sabe que a coisa é assim, porque não escolheu outra ''profissão'' e 2º ficr muito tempo parado estressa mesmo.. um conselho.. arruma um emprego sei la, fazer algo é sempre bom kkkkkkk
Se fossem só os músicos... Infelizmente, em outras profissões também ocorre isso. Exemplo: sou graduanda em ciências sociais. O que acontece:
1. - Legal...
2. - Ah! Você faz sociologia? (É apenas um dos ramos)
3. - Mas você é tão inteligente, por que não fez ~?
4. - Mas você só estuda?
5. - Mas você não trabalha?
Et cetera.
Brasil não valoriza profissões que investem na cultura/pesquisa. Quando investe, é com pena de gastar, e desnecessariamente burocrático. Boa sorte para nós.
Se eu quiser aprender musica sozinho tenho que tirar a porra da licensa que vai-me roubar anos da minha vida, enquanto sozinho se pode aprender muito? Esse vídeo não presta. Você perdeu tempo da sua profissão a fazer essa merda. 2Pac alguma vez tinha alguma licença pra essa merda? Voce tem esse cartao pa mete-lo no Cu, nao pa nos mostrar que é musico. Filho Da Puta.

@portalmafiacanal Cara, ninguém aqui está criticando quem quem aprender por hobby, mas sim qualquer um que sobe nos palcos sem ter se esforçado para isso, sem estudo, pra pegar menininhas, e que rebaixa a classe, visto pelos comentários ' nossa, aquele cara que tá no palco não toca nada'; qualquer um hj em dia sobe no palco e faz qualquer merda q está bom, e é sobre isso que o video fala...
n estou desmerecendo os musicos! mas q eles temq ter um plano B na vida, isso eh FATO!!


10 comentários:

  1. Desvalorização nesse tipo de ramo eh comum no Brasil... mas duvido que seja por causa dos pseudo-músicos... mais provável que seja a falta de educação (em artes) em geral... aquela coisa da pessoa olhar uma obra e comentar "ateh meu filho faz isso", as pessoas não confundem carne moída de segunda com picanha, pq a de segunda existe... e o maninho do buteco ia comprar uma tv ou radinho, se não houvessem os pseudo-músicos... Só empresas e pessoas sérias contratam profissionais sérios e capacitados... o resto improvisa, mas a falta de consideração, vem de pessoas q chamam qq fdp de "doutor"...

    ResponderExcluir
  2. Véi, toco guitarra a 5 anos e concordo com isso...
    Mesmo sabendo tocar algumas músicas e feito algums riffs ainda me considero guitarrista de quarto porque só quando eu tiver uma banda e uma gravadora que vou me considerar músico.


    Edawym

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma banda, como o amigo lá de cima disse, de quarto, não pretendo viver com minha música, mas ainda assim, componho letras e crio riffs e solos pro meu baixo. E me considero músico, mesmo não tendo completado meus estudos e me formado de fato.

    O cara do video fala muitas verdades, mas ao dizer (mesmo que não diretamente), que só é músico quem tem carteirinha da OMB, achei isso bem prepotente.

    Resumindo, acredito que músico é aquele que se dedica a um instrumento, mesmo que seja só para si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tudo bom?
      Então, como eu disse, não acredito que músico é aquele que tem a tal carteirada da OMB. Aliás, conheço bons deles que não têm.

      Acredito que músico é aquele que faz música.. Música pode ser qualquer repetição sonora caótica, cíclica, rítmica ou melódica... Um cara estalando o dedo ou cantarolando.

      A diferença, acho, é que esses não deveriam ganhar dinheiro com isso e tirar o trabalho dos "estudados". Nem desvalorizar a profissão vendendo sua imagem e arte por 2 engradados de cerveja.

      Abraços!

      Excluir
    2. Mas se o publico gosta do cara, se o dono da boite, do club ou seja lá onde ele esteja tocando mesmo ele sendo um musico que aprendeu tudo sozinho, ou não tem essa carteira e vive do que ele faz, da musica no caso, se ele agrada a todos, qual o problema de ele ganhar o dinheiro dele com isso e sustentar a sua família? Até pqe a musica é algo divino, que o dom de tocar e cantar vem la de cima...Sou musico desde os 12 anos, hoje tenho 24, ja aprendi muito com muita gente por ai, tenho um grupo de pagode, toco cavaquinho e piano, mas não tenho nenhum papel pra lhe provar isso, mas se alguém de me der um cavaquinho ou um piano eu tiro a a duvida dele, canto black music, mas aprendi tudo ouvindo...sou Joabi do Cavaco. Boa sorte a todos e acreditem nos seus potenciais...a musica é infinita, nunca pare de aprender. flw...

      Excluir
  4. Você é um ser de coragem. Mostrar o rosto não é todo mundo! Dercy Gonçalves dizia um monte de palavrões e todo mundo achava bonito, aí vem um músico e fala três palavrões e vai denegrir, onde ? Ah, por favor...
    Moro em Brasília e sou musicista/ cantora e aqui é uma vergonha só... não podemos tocar em área residencial por ser área militar, não podemos passar de 22 horas tocando em um restaurante ou bares, não pode isso, não pode aquilo... Aqui temos um lutador nosso presidente da Ordem dos Músicos do Brasil, Sidney Sheikor Sheikor, que luta por uma classe mais digna e vou postar você no meu face e passar diretamente para o email dele, quem sabe com uma união de forças, vamos conseguir mudar esse quadro ridículo que a "tal sociedade" não consegue enxergar. Basta um grito!!! Quantos aos seus palavrões...deixa pra lá... só quem vive da música sabe qual o sabor de um belo PALAVÃO! SORTE A TODOS NÓS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada, infelizmente, conheço como funciona Brasília. Tenho um colega que é músico na sua cidade e já me contou dos problemas recorrentes.

      Sinta-se livre para me mandar um e-mail ou uma mensagem no facebook. Um abraço e bom ler o seu comentário.

      Excluir
    2. Seria também muito proveitoso se pudéssemos conversar para que eu pegasse um testemunho sobre a situação do DF para uma próxima eventual postagem.

      Excluir
  5. Queria ver o video, ta off....tem link alternativo?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...