Pizzicato Store

All the world will look at me... And hold his breath too hear my speech

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A falta do Ensino de Música em Escolas Públicas e Privadas

Enquanto diversos deputados e governadores lutam para re-colocar o Ensino Religioso na grade dos colégios públicos (e andam conseguindo fazer), aparentemente o Ensino da Teoria Musical ou de algum instrumento não é importante para entrar na pauta dos congressistas.

Antes de qualquer coisa, devo deixar claro: Não tenho nada contra o Ensino Religioso em uma escola, desde que não seja obrigatório (eu fui obrigado a fazer desde o Ensino Fundamental até o fim do Médio) e desde que mudem os parâmetros de "Ensino Religioso" para "Ensino da História das Religiões". E que não abordem simplesmente uma única religião, e sim as histórias, cultos e crenças de todas elas. O Estado é laico e não pode beneficiar apenas uma religião ou a mais forte delas.

E quanto ao ensino de Teoria Musical? A verdade é que ninguém se importa. Não vejo muita gente lutando por isso, e olha que existe alguns músicos na bancada do congresso. Acho que isso não é rentável pra eles... deve ser difícil lucrar desviando dinheiro de flautas, harmônicas e cadernos. Ou isso ou eles são tão éticos quanto à sua profissão que preferem desviar dinheiro das merendas escolares do que de instrumentos musicais que se quer existem. Os benefícios de estudar música são muitos. Qualquer cinco minutos que você gaste no Google você vai achar pesquisas acadêmicas dizendo que o estudo de um instrumento auxilia e melhora o desempenho em outras matérias. Mas 'What'a hell?' Precisamos ensinar Religião, é a prioridade.

E já que os colégios não ajudam, ai vem a dificuldade: E aqueles outsiders que gostariam de estudar música e o seu colégio não tem um programa do tipo? Sobra pra conseguir um professor particular. Aulas a no mínimo 100 reais por 1 vez na semana, torna-se inviável para alguns conseguirem estudar, considerando o salário mínimo atual brasileiro, esses 100 reais faz muita falta. Quanto a um Conservatório pode esquecer, considerando que alguns ultrapassam o valor de 450 reais mensais para ensinar algo que a escola deveria ser obrigada a fazer, eu vejo isso como um gasto absurdo, e, que está fora da minha realidade bem como a de diversas outras famílias no Br.

"Quem quer aprender um instrumento aprende sozinho se tiver vontade mesmo"

Essa é uma premissa tão imbecil apesar de ter um pingo de verdade nela. Sim, é verdade: quem quiser aprender mesmo aprende sozinho. Só que o mesmo vale para História, Biologia, Química, Física e Ensino Religioso e etc. Quem quiser, vai atrás. Mas bem como todo mundo sabe disso, todo mundo sabe também que ter um professor explicando alguma coisa é a maneira mais fácil de aprender. 


Sem falar que aprender a tocar um instrumento sozinho gera algumas manias que, posteriormente serão muito difíceis de corrigir. No teclado, ao menos, é notável numa pessoa que aprendeu sozinho os seus erros com a postura na hora de fazer acordes ou escalas. 

Por sorte, há algumas cidades que mantêm para seus moradores um conservatório sustentado pela própria Prefeitura, com professores realmente interessados em ensinar. Para aqueles que não tem condições de pagar seus próprios professores particulares, é o jeito viável.... E, enquanto isso, torcer para que as Escolas e os Congressistas se preocupem mais com esse tópico.

Ps: Obviamente não são todas as escolas que excluem música da sua grade, mas infelizmente essas são as minorias. Algumas até mantêm bandas próprias para alunos que já possuem o conhecimento, apesar de não oferecerem o ensino.



5 comentários:

  1. O pior que muitas pessoas, inclusive eu, passamos por isso dia a dia =/

    ResponderExcluir
  2. Pois é, cara concordo com seu post!!! E pra completar oque você falou: Eu já passei por isso também... Não de ter que estudar Religião por obrigação na escola (nunca tive) OAIUOIUEHOIEHOIAE, mas de tar aula de música no colégio. "Ué!! Mas isso é algo ruim?!?!!" Não deveria ser né, mas oque importa ter aula de música nas escolas se o professor só sabe simplesmente tocar um instrumento e só passa um "do-re-mi" no quadro :/... Além também de alguns alunos (aqueles filhas-das-putinhas de sempre de toda turma) nem ligar pra aula e zombar daquilo tudo né? E como as escolas foram retirando esses tipos de aula o governo também resolveu deixar isso de lado também. Eu realmente adoraria ter (desde de criança) ter aula de música, mas infelizmente dessa forma não dá. É realmente muito feio os descasos quanto aos ensinos de música :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe as palavras repetidas ali de "e como as escolas..." até "eu realmente adoraria...". Corrigindo: "E como as escolas foram retirando esses tipos de aula por causa desses fatores, o governo também resolveu deixar isso de lado. Eu realmente (desde de criança) adoraria ter aula de música, mas dessa forma não dá :/."

      Excluir
  3. Obrigada por me fazer não desistir das aulas de bateria :P

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...