Pizzicato Store

All the world will look at me... And hold his breath too hear my speech

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Eu NÃO compro música no iTunes



É fácil me ver defendendo o programa em si por sua beleza e praticidade de arrumar a biblioteca de músicas, mas jamais poderei gastar 1 cent que seja para comprar uma música.

Meu ponto é fácil de ser explicado, e recentemente saiu das rodinhas de bar quando eu perdia meu tempo tocando no assunto quando o fundador da Cracker and Camper van Beethoven, David Lowery, disse algo similar em seu facebook.

O iTunes e a Amazon recebem 30% da venda, sem fazer nada. A única coisa que eles se comprometem é a hospedar a música em seu servidor. Eles não fazem absolutamente mais nada.

Esse novo modelo, como David explica, é muito mais prejudicial ao artista, pois se for analisado o antigo contrato com as gravadoras, ainda que a porcentagem que ia para o artista girasse em torno de 20~35% contra os 60% do iTunes (60% apenas se você for independente), a gravadora ainda tinha as responsabilidades e também dividia os riscos com os artistas.

Agora, cada artista é responsável por pagar a gravação, pagar toda a publicidade, promoção e divulgação e bem como também paga os custos da turnê, que muitas vezes saem de graça ma esperança de venderem mais álbuns e assim pague todo o custo... apesar de ter um bom risco de prejuízo caso as vendas não subam.

O modelo capitalista sempre se explica. É sempre o maior comendo o menor e "o sol nasce para todos". Estavam querendo um novo modelo para substituir as gravadoras convencionais, pois bem, esse novo modelo com iTunes, Amazon e até o Google o torna bem mais ganancioso para as grandes corporações do que o antigo modelo.

Não há nem muito o que ser dito, o David Lowery sintetizou toda a ideia em seu argumento final, e eu cometeria um pecado se não terminasse com ele:
"No novo modelo, você tem essas empresas parasitas [iTunes, etc.] que tomam 30% do faturamento e não fornecem valor agregado. Por mais desgraçado que o modelo antigo fosse, não havia essa entidade parasitária gigante sugando 30% da renda bruta de nada. Isso deveria sugerir para qualquer pessoa inteligente que há algo de muito errado com o NOVO MODELO. Agora eu estou tão surpreso quanto vocês por termos desenvolvido um sistema ainda pior que o antigo. Mas os fatos são os fatos. Nós o fizemos. E não estou feliz com isso, tampouco".

Então, por favor, continuem baixando música no 4shared e mediafire, e, quando você tiver um dinheirinho sobrando, compra um cd do seu artista preferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...