Pizzicato Store

All the world will look at me... And hold his breath too hear my speech

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"Opinião dos outros? Não, obrigado."


Quem tem o costume de ler as postagens do blog sabe que eu gosto de manter-me fiel aos assuntos que são as máximas da minha zona de conforto: Música.

Só que, como estudante e futuro educador, também tenho gabarito suficiente para tocar em outros assuntos, que, apesar de não serem, deveriam ser de interesse geral, como a educação.

Foi numa postagem da página Humor Metal, no facebook, fazendo uma referência para o Prelude to Oblivion que li o seguinte comentário, que dá nome ao título dessa postagem (após devidamente pontuado):


Eu sou e sempre serei um grande defensor de uma frase que é comumente associada a Voltaire, que diz o seguinte: "Posso não concordar com nada do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo". Só isso seria o suficiente para fechar o meu argumento e mostrar o quão pouco essa pessoa utiliza da sua massa cinzenta para benefício próprio, mas vamos mais a fundo...

"Infinita diversidade em Infinitas Combinações"

É o que me faz concordar com as duas primeiras respostas na imagem, e, novamente, ir contra a ideia da terceira. Acredito que ler as duas partes de uma história é o suficiente para poder defender seus argumentos. Coisa que eu gosto de fazer de maneira muito forte... e é por isso que eu leio tanto a Bíblia quanto Sagan, tanto Karl Marx quanto Adam Smith.

Ignorar a opinião de um outro sem conhecê-la é o suficiente para provar sua própria ignorância. Preste atenção: Não disse que você deve aceitá-la, apenas conhecê-la. E ai vem a outra parte:

"Tenha sempre uma visão crítica sobre qualquer coisa que você lê."

Isso eu aprendi no primeiro dia de aula do Ensino Médio com um professor muito bom e serei eternamente grato a aula desse Mestre que não era jogada encima de livros e conteúdos para decorar. A premissa era muito simples: "Leia tudo, mas duvide de cada aspecto". É por esse motivo que eu assino a newsletter da BBC, do G1, da Rolling Stones e de diversas outras fontes de informação das "Grandes Corporações". E é isso que o rapazinho deveria ter em mente, não simplesmente abdicar de uma fonte qualquer. Como eu já disse, é uma prova materializada da ignorância.

Para finalizar, é possível que você nasça com seu conhecimento/personalidade meio formada, bem como é possível que você nasça como um quadro branco a ser preenchido. De qualquer maneira você adquire seus conhecimentos através do meio onde está ou de um terceiro agente. Portanto: opinião dos outros um dia fez a sua.

7 comentários:

  1. Parabéns pelo post. Muito pertinente! Continue assim e será um grande educador. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigado!! Sempre muito bom poder ler isso :)

      Excluir
  2. Gostaria de apenas completar sua frase final: E, um dia, sua opinião fará a de outros. Isso é o mais importante da vida. Isso é o verdadeiro conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... isso é bem verdadeiro, viu? Obrigado!

      Se você não conhece nossa página no facebook, dá uma olhadinha pra ler as atualizações, são sempre postadas lá! valeu \m/
      http://www.facebook.com/pages/Prelude-To-Oblivion/207802339317988

      Excluir
  3. Parabéns, conheci hoje seu blog e já me viciei, li 3 páginas dele seguidas, discordei de muita coisa e concordei com muitas outras também, a maneira como você aborda os assuntos é muito interessante, se eu não conseguir terminar o trabalho de Gestão e Qualidade pra amanhã a culpa será sua :P A frase "Ignorar a opinião de um outro sem conhecê-la é o suficiente para provar sua própria ignorância. " vai ser levada por mim para o resto de meus dias. Keep the flame burning \m/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tanto irônico não conseguir entregar um trabalho de Gestão e Qualidade a tempo... ahahahahhaha

      Mas obrigado pelo comentário cara, dá vontade de continuar escrevendo. By the way, welcome and bring the beer!

      Excluir
    2. Maldito de exatas! XD Um trabalho passado na quarta para apresentar na sexta (hoje).

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...