Pizzicato Store

All the world will look at me... And hold his breath too hear my speech

domingo, 11 de março de 2012

O Rock em português

Eu estava lendo um livro de um grande estudioso da linguagem, Mario Perini e, em seu livro, tinha um ensaio destinado a uma frase que ele escutou de um artista queixando-se que "a língua portuguesa é pouco própria para o Rock" e completa dizendo: "poderíamos acrescentar a essa observação a estranheza que certamente provocaria um samba em alemão, uma modinha em japonês, etc."

Lendo o ensaio me lembrei imediatamente de uma citação do Edu Falaschi, após aquelas já comentadas críticas polêmicas, dizendo que "Nós cantamos em inglês por causa de estética".

É uma hipocrisia muito grande falar isso, ainda mais vindo de um cara que, pra mim, a melhor música que ele já gravou é 'Caça e Caçador'.





A verdade é que não tem nada a ver com estética. Tudo o que você exprime em inglês é perfeitamente viável exprimir em português, alemão, francês, suomi e até Klingon.... ainda que de diferente maneiras e diferentes construções. Então, falar que é "estética" é apenas para não dizer: "Cantamos em inglês para conseguirmos alcançar o mercado a nível mundial, e, consequentemente, vendermos mais cds e colocarmos mais dinheiro no nosso bolso".

E que fique claro, não tenho nada contra isso, pelo contrário, acho que temos que exportar o máximo possível da nossa música, que é de qualidade. Só sou contra essa hipocrisia que cerca todos os músicos brasileiros em achar que 'cantar em português é feio e não serve'.

5 comentários:

  1. Mais uma matéria muito interessante, visando pontos sensíveis e marcando alguns fatos...
    Parabéns Gui e Marco!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente>
    Dizer que não é bonito esteticamente os faz achar que não haverá quem perceba o que querem dizer na realidade.

    ResponderExcluir
  3. Brigo bastante com minha banda por causa disso. Eu, pessoalmente, componho em português, pois acho que devemos valorizar a cultura e o idioma nacional, mas eles preferem inglês...

    Já ouvi carinha falando que um ritmo mais rápido fica ruim cantado em português.. pura besteira. Minha banda toca Hardcore com bastante influência do metal, e(pelo menos para mim) soa muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As bandas de metal brazuca oitentistas cantavam em português, em sua maioria. Ok, de fato, nenhuma é muito famosa, mas não dá pra dizer que a música é ruim.

      Excluir
    2. Geralmente essas bandas cantam com a voz "gritada"... Se eu estiver errado, me passa o nome de algumas?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...