Pizzicato Store

All the world will look at me... And hold his breath too hear my speech

sábado, 3 de março de 2012

Mamonas Assassinas: Um Zorra Total musicado

É possível que eu seja torturado por escrever isso. Só que eu realmente não escrevo para agradar ninguém, somente falo o que acho ser digno de ser dito. Sabendo disso, vamos lá: 

Ontem foi aniversário de 16 anos do acidente do jato particular que levava os Mamonas de volta à SP depois de um show em Brasília. Pelo que eu me lembro ano passado ninguém deu a mínima, exceto um ou outro lugar que comentou a morte da banda. Esse ano, entretanto, foi um BOOM geral nas redes sociais... ao menos no Facebook. E foi lá que eu li um comentário de um amigo:

"Mamonas é um zorra total musicado, metade das pessoas que tão de mimimi no Facebook só gostava pq era criança. Se fosse uma banda de hoje em dia estariam aí reclamando que a música brasileira é um circo, que é ruim, etc."
Acho que foi dito em poucas linhas o que eu precisaria de alguns parágrafos para explicar. Mamonas é legalzinho e tal, mas só, né? Não consegue ser nada mais do que isso. É notável o quão grande ela foi por causa da mídia e o quão rico Rick Bonadio (jurado do Ídolos) ficou. Pra qualquer lugar que você olhava estava a cara dos sujeitos, mas, musicalmente falando, era uma merda. Bem uma zorra total mesmo... Coisa que brasileiro adora: uma putaria.

Triste é eu ter que ler, 16 anos depois da morte dos sujeitos, a seguinte nota:

"A memória dos Mamonas ficará eternizada para sempre, passando de gerações a gerações, como o nosso imortal Elvis Presley e tantos outros famosos que mesmo após sua morte continuam fazendo sucesso."

E outras tão xiitas quanto. Comparar Mamonas com Elvis. Sério? Elvis é musicalmente pertinente para tudo o que veio posteriormente na música. Até álbum gospel Elvis fez de maneira épica. Mamonas é divertidinho. Só divertidinho. Nunca foi nem nunca será mais do que isso. E pra mim, eles tem o título da culpa de existirem tantos 'Restarts' no Brasil.

Um comentário:

  1. Eu discordo. O Mamonas Assassinas, como tu mesmo disse, ganhou muito sucesso pq marcou uma geração. Tu considerando eles true ou não, rock ou não, eles faziam um som rock sim, e suas letras eram arriadas, tipo o Massacration, só que eles fizeram mto mais sucesso. E não acho que eles sejam a origem do Restart e outros, essas pragas não se basearam em absolutamente nada pra conseguir fazer tanta merda.

    Mas quanto a serem imortalizados, concordo que tão logo as gerações vão passando, sucessos momentâneos vão sumindo. Quem dessa nova geração escuta Abba por exemplo?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...