Pizzicato Store

All the world will look at me... And hold his breath too hear my speech

sábado, 17 de março de 2012

Comprar e ter um Album do seu Artista preferido.

Polêmicas à parte, vamos falar algo que todo mundo concorda: É muito bom ter um álbum de um artista que você admira.

E não, não pense que você está dando apenas dinheiro pra gravadora. Obviamente isso acontece, mas a gravadora ainda é responsável também por custos da turnê, divulgação entre outros... coisa que não acontece com um artista independente que banca tudo do próprio bolso.



Já expliquei aqui também que comprar música no iTunes (entre outros tipo o da Amazon) não é o melhor jeito de ajudar seu artista. É, apenas, o melhor jeito de enriquecer uma empresa parasita que suga 30% do valor bruto do trabalho do artista apenas por armazenar as músicas em seu servidor. Eles não assinam termos de uso e nem tem partes caso o trabalho seja um fracasso de vendas... aí sobra pro bolso do artista.



E convenhamos, ter o Mp3 no computador jamais será tão legal quanto ter o disco físico. É muito bom segurar um album, folhear o encarte.... e nem preciso falar da qualidade sonora de um disco. (Ou você vai continuar batendo naquela tecla que Mp3 é tão bom quanto uma música no formato flac ou que um disco que geralmente tem 700mb é comparável com um arquivo .rar de 40 megas?)



"Comprar cd é muito caro."

Isso é verdade. Mas quase sempre que eu vejo um conhecido falar isso, vejo ele também gastar uns 30 reais num lanche no McDonalds. Comprar cd é fora da realidade de muita gente e ao menos existe a internet para massificar a cultura e disponibilizar albuns para download (ainda que não seja A qualidade). Mas as vezes vale a pena você deixar de comer um lanche no McDonalds para levar pra casa um trabalho que foi tão bem feito e deu tanto trabalho para ser executado...



"Pra quê que eu vou comprar cd se posso baixar na internet?"

Acho que já foi respondido, né? Sem falar da qualidade que um mp3 nunca vai ter em relação à uma faixa do disco, é a simples ideia de você valorizar algo de um artista que você gosta a ponto de comprá-lo e ajudá-lo no que é o trabalho dele. Ir aos shows é importante, comprar o disco também... visto que gera mais oportunidade de mais shows conforme crescem as vendas...

"Ok, mas por qual motivo gastar dinheiro se eu posso ter de graça?"

(Juro que depois d'eu explicar de diversas maneiras, essa pergunta persiste). Geralmente eu explico tudo o que eu já falei antes: Qualidade, Prazer, Ajudar algum músico que você gosta a fazer o trabalho dele. Mas parece que isso nunca é o suficiente para as pessoas entenderem...
Se alguém tiver outros argumentos me apresenta por favor. Pra mim é muito difícil convencer alguém a gastar o dinheiro do hamburguer de 20 reais do McDonalds numa experiência que vai levar pro resto da vida ao invés de ir parar na rede sanitária....


2 comentários:

  1. Po, eu acho que é EXATAMENTE o fato que vc falou. Pra maioria dos artistas e bandas, que eu talvez curta umas 5 musicas famosinhas, nao vejo motivo de comprar um album. Mas tem sempre aquela banda que agente gosta mto, realmente da gosto escutar. E ai, vale totalmente apena comprar. Além de ajudar o artista, é um sentimento mto bom... Escutar deitado, numa boa, é otimo. A sensação de escutar welcome to the jungle em um oficial Appetite for destruction, e escutar do youtube...

    ResponderExcluir
  2. Cds serem caros realmente é questão de ponto de vista, se vc procurar sites de lojas na internet como a livraria Saraiva ,por exemplo, q é onde eu compro geralmente vc vai ver q nem é tão caro assim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...