Pizzicato Store

All the world will look at me... And hold his breath too hear my speech

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Uma breve conversa com um colecionador de vinil

Tive uma breve conversa por e-mail com o Frederico Cesquim, grande colecionador e comerciante de vinil do site www.recordcollector.com.br. Como não foi algo muito planejado e saiu bem rápido, vamos entrar em contato mais vezes. Estou postando o texto agora pois achei o resultado bem interessante. 



Na época, qual foi a sua opinião na substituição do vinil para o compact disc? E o que você pensa disso hoje?
Na época eu pensei que era ruim, porque eu não tinha interesse no formato. Mas depois que comecei a conseguir tudo que era impossível em LP parti para o CD, mesmo assim não cometi a insanidade de vender os poucos 100 lps que eu tinha. Anos depois retomei a coleção de lps e abandonei de vez o CD. Acho que foi uma época boa pois pude conhecer muito material que não seria possível, já que um LP destes na época custava cerca de 10 vezes o preço de um CD. Hoje tenho mais de 3 mil lps em  minha coleção e a maioria são de edições atuais!


Como você enumera as diferenças entre o Vinil e o Compact Disc entre as suas qualidades e problemas?
Isso é papo de audiófilo que fica em cima de som. Eu não me importo com essa polêmica ao meu ver infantil. Meu negocio é com o formato: eu nasci e cresci com LP e prefiro este formato. Ele é mais difícil de conseguir e isso adiciona um ingrediente a mais no hobby. Faz você se desdobrar para conseguir o que quer, ate inglês eu aprendi para conseguir comprar o que queria no exterior.

Você acredita que a Industria Fonográfica deu um tiro no pé, ao longo prazo, substituindo  o Vinil pelo CD? Sabendo a facilidade de gravação da mídia digital.
Na época do boom do cd sim, mas no fim, isso não foi nada comparado ao MP3. Esta praga sim decretou o fim das gravadoras. Acredito que com a internet e o mp3 uma grande massa optou por viver em seu mundo de faz de conta baixando milhares de musica, ouvindo 1 % e ignorando todo o aspecto histórico e estético que cerca cada musica. Um colecionador de lps conhece as capas, a história da banda, a história de cada disco e pesquisa sempre, alem de ouvir de fato os dois lados do seu LP, já que ele PARA e presta atenção. Não esta no metro, no ônibus, na praia com um mp3 no ouvido alheio ao mundo.  

Mesmo depois de tanto tempo que o vinil já consta como "ultrapassado" a busca por eles ainda é grande?
Gigantesca, tanto é que diariamente recebo novas reedições e edições de lançamento de artistas que nem tinham nascido na época do vinil. Não é coisa de saudosista nem moda. É uma opção estética para ouvir musica que independe de novas mídias serem lançadas.

Tem algum gênero musical que recebe mais procura pelos vinis?
Com certeza, classic rock é o grande filão. Gêneros como música clássica por exemplo não tem procura, pois ai sim a grande maioria quer zero de ruido e praticidade para ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...