Pizzicato Store

All the world will look at me... And hold his breath too hear my speech

domingo, 29 de janeiro de 2012

Download de mp3 realmente atrapalha os músicos?



Aos meus poucos e fiéis leitores, desculpa a demora em escrever esse post. Tirei a semana para fazer downloads de novos albuns, arrumar o pc, acertas os covers do album.. coisa que todo entusiasta de música gosta de fazer quando está de férias....

Eu, como qualquer fã de heavy metal, tenho orgulho da minha pequena coleção de albuns físicos. No meu caso é a do Angra. Foi futucando essa coleção que veio a vontade de procurar os que eu ainda não tinha e, assim, comprá-los.

Já tinha conhecimento da grande quantidade de EPs e Demos lançados, mas não sabia exatamente o preço deles (e muito menos a dificuldade de encontrá-los). E, só de olhar brevemente o mercado-livre já veio a desistência:

É isso mesmo: R$850,00. E o mais chato é que nem completa está, ainda faltam alguns EPs, apesar de ter o mais caro, esse ai da foto. E a justa explicação do rapaz vendedor por esse valor:
"Este CD é o mais valioso , por ser bastante difícil de encontrar (consegui comprar em um festival de heavy metal de 2002 na Alemanha). Já coloquei este CD sozinho para vender ao preço de R$490,00. O menor valor que faria nele sozinho é algo em torno de R$400. Por este motivo optei por vender em um pacote."

É complicado pagar R$400,00 reais em um album. Eu não tenho essa opção bem como acredito que não é a realidade brasileira.  Já acho meio chato pagar 40 em um album, apesar de fazer as vezes. Para muita gente é um dinheiro que faz falta.. ao menos o é para mim. A solução? Baixar na internet.

Acho que pela histórinha, o meu ponto de vista sobre o download já está mais do que explicado. Quem lê meus textos sabe que gosto de fazer os primeiros parágrafos com algo prático para me apoiar na hora de argumentar. Mas vamos lá:

Não é a realidade brasileira gastar dinheiro com cultura. E acredito que isso se divida por dois fatores: O do dinheiro - que já falei acima - e a realidade social, que nos mostra que Brasileiros não consomem cultura. São poucas pessoas que gastam dinheiro com livros, por exemplo. Eu só vejo pessoas comprando livros caso venha a usar o título por causa da faculdade. Difícil é ver alguém parar na livraria e carregar umas duas ou mais narrativas que não sejam os best-sellers modinhas do momento.

E com música? É bem mais fácil abrir qualquer um dos milhares de blogs voltados para gêneros específicos e baixar o album do seu artista preferido... Mas isso é ruim? Eu acho que não.

Essa guerra não é nova. Existe desde os tempos remotos do Napster vs Lars Ulrich e, não adianta: O compartilhamento de arquivos sempre vai vencer, lidem com isso! Eu, bem como muitos dos meus amigos conhecemos bandas por causa de downloads/youtube - se dependêssemos da Rock Brigade só iríamos conhecer o Angra - e assim, aos poucos, fomos comprando os albuns que nós gostávamos. Hoje chego quase aos 40, o que é uma cifra insignificante perto da de alguns colegas.

O resultado dessa 'guerra' é uma mudança de pensamento por parte dos músicos (por parte da gravadora não, essa continuará sempre batendo na mesma tecla). Tenho contato com alguns e, conversando o assunto, mostra-se clara a compreensão de que o trabalho de estúdio (o album) virou apenas um formal cartão de visitas do artista. Para fazer mais dinheiro agora é necessário ir para a estrada  fazer apresentações e workshops. E como consequência disso estamos tendo uma quantidade absurda de shows e festivais.

Agora, Edu, se os Brasileiros vão para os shows, aí é outro esquema... como eu já disse em outro post.. fica difícil para alguns de nós do Interior..

2 comentários:

  1. Essa é uma questão com 3 lados: do artista, das gravadoras e dos consumidores (nós).

    1º Lado - O artista: para o artista isso não faz diferença, pois ele sabe que sua legião de fãs irá comprar seus álbuns, ir aos seus shows, festivais em que ele participar, etc. Mesmo com o download dos álbuns, o artista não será prejudicado, pelo contrário... Ele irá adquirir mais fãs e divulgar ainda mais o seu trabalho. Com isso irá vender mais álbuns.

    2º Lado - As gravadoras: para as gravadoras, qualquer música ou álbum baixado, é contado como prejuízo. Porém isso não é prejuízo! Muitas bandas hoje em dia são famosas única e exclusivamente por causa da internet e do compartilhamento de arquivos. Sou fãs de bandas as quais eu nunca iria conhecer se não fosse através da internet. Você baixa o álbum, se ele for bom, você vai em algum site ou loja física e compra o álbum, simples. Se não for bom, você simplesmente deleta e certamente não iria comprar o álbum com o receio de ele não ser bom. Então, compartilhamento é, de certa forma, vantajoso para as gravadoras.

    3º Lado - Os comusumidores: para nós consumidores, fica a realidade exposta no final da argumentação do '2º lado'. Com a diferença que vivemos em um país onde a cultura é SUPER valorizada, monetáriamente falando. Não tenho nenhum álbum original, por quê? Simplesmente pelo fato de eu achar que o preço cobrado por um álbum é abusivo. Não é vantagem você pagar 40 reais, como citado no texto, por um álbum em que você chegará em casa e irá copiar para seu computador ou MP3 Player. Mas por que fazer isto? Porque um álbum tem no máximo 22-23 músicas, isso exagerando, pois a maioria dos álbuns originais giram em torno de 10 a 15 músicas, no máximo! Eu gosto de ouvir músicas no modo aleatório, então se não for para colecionar (por sinal, algo que eu gostaria de fazer, se não fosse o preço), não tenho motivos para comprar álbuns. Comprar para ajudar/apoiar o artista? Compraria, se boa parte de dinheiro pago fosse, de fato, para o bolso dele e não para a gravadora. Eu compraria o álbum do artista, não da gravadora. Artistas ganham dinheiro com shows, quem ganha dinheiro com venda de álbuns, são as gravadoras. Ai vem um Edu da vida reclamar que ninguém vai aos shows de bandas brasileiras... Claro, eles fazem shows por aqui todo o tempo, porque eu pagaria 100-150 reais para assistir ao show de uma banda que faz shows várias vezes "perto de casa", sendo que eu posso pagar o mesmo para assistir a shows de bandas que difícilmente irão aparecer novamente por aqui? Não faz sentido.

    Um dia terei, fisicamente, todos os álbuns que tenho no meu hd hoje. Porém, só se eu ficar rico. Caso contrário, continuarei com meus álbuns baixados da internet.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...