Pizzicato Store

All the world will look at me... And hold his breath too hear my speech

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SOPA e o compartilhamento de Músicas/Videos/Dados

O assunto do projeto SOPA (Pare com a pirataria on-line, em tradução livre) está rolando na internet já por um bom tempo, e aparentemente tem gente que ainda não sabe o que é.

O SOPA é um projeto de lei que está correndo pelos Estados Unidos, a fim de combater a pirataria online. Ele serve para ampliar os meios legais para que os detentores de direitos autorais (aka Industria Fonográfica, Cinematográfica, etc) possam combater o tráfico online de propriedade protegida. Propriedade protegida essa que usualmente nós fazemos download, como por exemplo: músicas, filmes, videos, livros...

Essa lei não afeta só os Estados Unidos, e sim todo o conteúdo disponível na internet. Ela servirá para criminalizar as pessoas que compartilham arquivos. Os sites como Google e Facebook, por exemplo, também poderiam ser punidos pela acusação de "permitir ou facilitar" a pirataria destes.

À favor dessa lei estão os grandes estúdios de filmagens, editoras de livros, gravadoras de músicas e emissoras de TV que se sentem lesadas com a distribuição dos seus filmes, músicas e seriados, usualmente em servidores internacionais e fora da jurisdição dos Estados Unidos. Podendo citar o nome da Disney, Universal, Paramont, Sony, Warner Bros, entre outras. (A lista completa pode ser lida AQUI)

Do lado oposto estão as empresas de tecnologia como o Google, Facebook, Wikimedia, Ebay, Twitter, Yahoo!, etc. A alegação é simples: caso o projeto seja aprovado, teria menos liberdade na internet, além de dar poderes em excesso para quem quiser tirar endereços do ar. Repito: prejudicando o funcionamento da web em todo o mundo.

Até a White House demonstrou-se contra - em seu blog - afirmando que o projeto vai contra a liberdade de expressão. Bem sabemos que essa Liberdade de Expressão é um direito assegurado na Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos, e o congresso não está em posição de violá-la.

Na minha singela opinião, eu ficaria chateado em ter que dar meu suado dinheirinho para empresas como a Universal e Warner. Eu realmente prefiro baixar os filmes na net. Os atores já são bem pagos por natureza, ao contrário dos músicos. Quanto aos músicos eu faço um esforço maior pra tentar assistir um show ou comprar um cd, e com essa lei em vigor, nem baixar pra escutar algo eu conseguiria.... e acho que nós, entusiastas de música, detestamos comprar um álbum sem saber se ele é suficientemente digno.



Além disso, parar de vez com o compartilhamento de arquivos seria uma perda cultural enorme para grande parte do povo que descobre novas bandas fuçando o Youtube (eu conheci muita banda boa na época de ouro do eMule). Bem como alguns selos que decidissem não compartilhar seus arquivos faria com que a divulgação - que sempre rola no boca-a-boca, em blogs ou sites de compartilhamento - caísse drasticamente. E, acredito eu, prejudicaria a própria venda do álbum do artista.

Pesando tudo isso numa balança, imagino que o projeto seja engavetado ou modificado bastante antes de ser aprovado.


Fontes: (1) (2) (3) (4) (5) (6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...